domingo, 20 de fevereiro de 2011

O silk-screen pode ser feito artesanalmente




A serigrafia é um dos mais antigos métodos de impressão. Ela começou artesanalmente e até hoje pode ser trabalhada da mesma forma, embora haja no mercado máquinas para todas as escalas de produção. Mas afinal, o que é serigrafia? O que é silk-screen?

A serigrafia, também denominada silk-screen, é o processo que utiliza uma matriz de tecido para reproduzir uma imagem. Essa é uma moldura revestida com tecido especial, preparado com tratamento químico. Quando a matriz estiver pronta, basta pressionar a tinta contra ela, até que a mesma atravesse os espaços livres na tela e a imagem final apareça. Deste modo, poderão ser fixadas figuras em diversos itens, como camisas, canetas, réguas e até placas de computador.

A diferença para os outros processos é que a serigrafia é o meio de impressão mais simples de todos. A serigrafia envolve os menores custos de implantação, sendo a única técnica que pode imprimir sobre qualquer formato e em qualquer material. Imprime sobre superfícies planas ou curvas, sobre objetos côncavos e convexos, objetos planos ou em relevo.

Mesmo com máquinas projetadas para realizar milhares de impressões por hora, o mercado de serigrafia não depende exclusivamente de grandes impressoras, nem de vultosos capitais. O silk-screen pode ser feito artesanalmente, e com poucos investimentos. Muitos trabalhos são feitos manualmente, e realizados em pequenas áreas dentro da própria residência, utilizando equipamentos de baixo custo.
Postar um comentário

Cadastre seu e-mail e receba descontos e promoções